Como poupar água: Dicas práticas para o dia a dia

como poupar água

Reunimos algumas dicas sobre como poupar água, que te vão ajudar a adotar melhores hábitos de consumo de água, pensando na sustentabilidade do planeta e no teu orçamento também.

O planeta Terra é constituído por água em cerca de 70%. Isto quer dizer que, dos aproximadamente 500 milhões de quilómetros do planeta, cerca de 350 milhões são aquáticos, sejam oceanos, glaciares e calotas polares, águas subterrâneas, lagos e rios. Apesar de parecer um recurso abundante, a proporção de água potável representa apenas 0,025% do total, que se têm vindo a esgotar rapidamente devido ao excesso de consumo de toda a população mundial.

Sendo a água um bem de primeira necessidade, sem o qual, a vida humana estaria em risco, contribuir para mudar esta realidade está nas mãos de todos nós. O que podemos mudar nas nossas rotinas para promover a poupança de água e contribuir para a sustentabilidade do planeta? A resposta pode estar em pequenas mudanças no quotidiano. Apresentamos de seguida algumas dicas sobre como poupar água, que podes pôr em prática no teu dia a dia.

 

Como poupar água

É urgente adotar medidas para poupar água, especialmente, no que diz respeito ao consumo que ocorre dentro de casa. Atenta nestas dicas e põe-nas em prática já hoje.

 

Instalar redutores de caudal

Ao instalar um redutor de caudal numa torneira podes reduzir em 50% a 60% o consumo de água. As torneiras mais recentes já trazem incorporados estes redutores de caudal, mas vale a pena confirmar. Caso as tuas torneiras não o incorporem, podes comprar esta pequena peça que não te custará mais de 5€.

O redutor de caudal é uma peça pequena que se aplica na boca da torneira, sem que se perca a pressão da água. Basta desenroscar a extremidade da torneira e enroscar o aplicador. Qualquer pessoa consegue fazê-lo. Se for possível, aplica em todas as torneiras e chuveiros que tenhas em casa.

 

Ajustar o autoclismo

Segundo a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, uma descarga do autoclismo gasta cerca de 15 litros de água.

Uma forma de diminuir este consumo é garantir que o autoclismo é eficiente, ou seja:

  • Verificar que não existem vazamentos;
  • Ter sistema de dupla descarga: permitem uma meia descarga; se o autoclismo não tiver este sistema, um truque que podes aplicar é a colocação de um objeto pesado e volumoso dentro do autoclismo. Este ocupará volume diminuindo a quantidade de água armazenada;
  • Utilização consciente: evitar descargas desnecessárias, por exemplo, deitando lixo na sanita que poderia ir para o caixote.

 

Como poupar água usando as máquinas de lavar com cargas completas

Coloca as máquinas de louça e de roupa a trabalhar apenas quando tiverem a carga completa, evitando gastar a mesma quantidade de água mais vezes. Nos dias de hoje, já existem máquinas com a opção de meia carga, se for o teu caso, podes escolher esta opção quando não tiveres a carga completa.

 

Evitar fugas de água

Faz uma ronda pela canalização e autoclismos lá de casa e verifica se não existem fugas de água. Estas, por mais insignificantes que possam parecer, podem acarretar gastos avultados, não só no desperdício de água, mas também no orçamento.

Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, pode desperdiçar cerca de 30 litros de água por dia.

 

Recolher e reutilizar a água desperdiçada

Aqui existem bastantes formas de como poupar água. Por exemplo:

  • A água que usas para lavar os alimentos antes de os cozinhar pode servir para a descarga do autoclismo, para lavar o chão ou regar as plantas;
  • A água desperdiçada enquanto esperas que aqueça para o banho pode igualmente servir para lavar alimentos, regar plantas, lavar o chão, descarregar a sanita, entre outros. Mantém sempre um recipiente por perto para recolheres a água;
  • A água da cozedura de alimentos pode ser usada como caldo para outras receitas;
  • Podes recolher a água da chuva para regar as plantas dentro de casa ou lavar o chão. Mantém alguns recipientes no exterior da casa, para recolheres a água sempre que chova.

 

Como poupar água com duches mais rápidos

Uma torneira aberta pode gastar entre 10 a 15 litros de água por minuto. Se reduzires o tempo que demoras no banho para metade vais reduzir também para metade esta estimativa. Se desligares a torneira enquanto te ensaboas serão litros e litros de poupança refletidos na tua fatura de água e na sustentabilidade do planeta.

 

Fechar a torneira enquanto tomas banho, lavas os dentes ou a louça

Na cozinha, enquanto lavas a louça ou esfregas um pano, na casa de banho, enquanto escovas os dentes ou lavas as mãos, e ainda enquanto te ensaboas durante o banho, são momentos em que a torneira pode (e deve) estar fechada, poupando assim, uma quantidade absurda de água.

como poupar água

 

Descongelar os alimentos com antecedência

Descongelar alimentos em água corrente não é o método mais correto. Não só pelo facto de estares a desperdiçar água, mas também porque podes pôr em risco a saúde. A descongelação não deve ser feita com água a correr, no micro-ondas nem à temperatura ambiente, uma vez que propicia a proliferação de bactérias. Ao invés, deve passar-se os alimentos diretamente do congelador para o frigorífico e aguardar que descongelem.

 

Cozinhar a vapor

Sempre que possível, deve dar-se preferência à cozinha a vapor, pelo simples facto de que evita o duplo gasto de água. Este método pode ser usado, por exemplo, com os legumes.

 

Regar o jardim à noite

Regar o jardim em horários de menor calor evita o desperdício de 30% da água utilizada que com o calor se evapora.

 

Toma Nota de como poupar água

Estas foram 10 formas de como poupar água que deves pôr em prática em tua casa. No entanto, existem outras formas de combater o consumo excessivo de água através, por exemplo, do combate ao desperdício alimentar, fazendo reciclagem ou implementando soluções de economia circular.

Sem alterações substanciais no quotidiano da população, que promovam uma diminuição do consumo de água, e tendo em consideração a taxa de consumo atual, a World Wildlife Fund prevê que até 2025, dois terços da população mundial possam enfrentar escassez de água. Pelo que temos vindo a assistir, isto já está a acontecer em algumas zonas de Portugal.

Imagem do avatar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *